Receitas #3 | Panquecas!



Panquecas. Você sempre pensou que esse prato fosse restrito a restaurantes e cafés da manhã made in usa? Errado. Essa delícia, que pode ser apreciada, tanto salgada, quanto doce, é bem fácil, e até divertida, de se preparar. Portanto, ao invés de ficar babando vendo os pratos do Shoptime, veja o que você tem na geladeira, pra fazer o recheio da sua panqueca. Ou, se preferir seguir nossa proposta de molho, vá ao mercado comprar o que está faltando! Porque os ingredientes da massa é bem provável que você já tenha.
Essa receita se divide em duas partes. A massa e o recheio. Enquanto a massa sofre poucas alterações, o recheio pode ser praticamente qualquer coisa que tenha na sua casa, desde milho e maionese até salsicha com ketchup. Como essas, definitivamente, não são boas ideias, trouxemos uma sugestão de molho de frango desfiado com (adivinha?) bacon! Não é difícil, você vai ver!



INGREDIENTES 

Massa:
  • 2 copos americanos de farinha de trigo
  • 2 colheres de óleo
  • 2 ovos
  • 2 copos americanos de leite

Recheio:
  • 500g frango desfiado
  • Bacon
  • 1 dente de alho
  • 2 cebolas médias
  • 1 batata
  • Molho de tomate
  • Creme de leite
  • Sal, curry e outros temperos a Gosto

COMO FAZER

Comece com o de sempre: pique a cebola, o alho. Depois pique também a batata e o bacon em cubos. Mas lembre-se de cortar a batata em cubos bem pequenos.


Ligue o fogo e coloque uma panela com água. Quando ferver, coloque sal e a batata picada e deixe por 5 minutos, depois retire do fogo, escorra a água e reserve.
Enquanto isso, doure o bacon (baconbaconbaconbacon). Refogue a cebola e o alho no óleo que ele soltou.

Como você já deve ter reparado, refogar é um passo quase que obrigatório em muitos pratos. Para essa etapa é comum utilizar algum óleo. Nossa sugestão nesse caso foi o óleo do próprio bacon, como fizemos também no hambúrguer caseiro. Nas próximas receitas mostraremos outras possibilidades. Cabe a você decidir a melhor pra você.

Coloque uma pitada de curry ao refogado e depois vá colocando o frango desfiado aos poucos e mexendo. O curry, na verdade, é um tempero - de origem indiana - que pode conter mais de 20 tipos diferentes de outros temperos, além do sabor diferente, ele vai deixar o frango com uma cor bem legal, você vai ver.

Vá mexendo, quando tudo estiver bem refogado, coloque o molho de tomate e continue mexendo. Nesse momento, coloque a batata e mexa mais um pouco, com cuidado para não desmanchar a batata. Desligue o fogo, dê um tapa de creme de leite e misture tudo. O molho está pronto! Vale lembrar que ele não serve só pra panquecas, se sobrar guarde na geladeira e arrisque em algum outro prato. Vai bem num macarrão.


Vamos a massa?!
O curioso é que a base dessa massa é a mesma dos breakfasts americanos, só que para essa panqueca fazemos ela salgada, que para ser transformada na massa doce americana, basta colocar açúcar, fermento em pó e um pouco menos sal. 


Os ingredientes estão lá no início do post. E só pegar todos colocar no liquidificador e bater por uns 2 minutos. E está pronta para ser frita. Sim, só isso. É bem simples mesmo.

Coloque um pouco da massa no centro da frigideira e espalhe até cobrir o fundo de modo que ela fique mais fina possível. Ela costuma soltar do fundo naturalmente (de panelas antiaderentes), se não desgrudar use uma espátula e vá soltando a panqueca da frigideira. Desgrudou é só brincar, hehe! Quando a massa parecer seca pode tentar virá-la com o arremesso, essa é, provavelmente, umas das experiências mais divertidas da cozinha. Todo mundo sempre quis fazer isso um dia, aproveite!

Pronta a massa, é só montar os rolinhos. Você pode montar na frigideira, mesmo. Ou, num refratário, colocar um pouco de molho e queijo por cima, levar ao forno para gratinar e tal. Mas, apesar do nosso fogão ser vintage vermelho o forno dele não funciona :( Então usamos mesmo a primeira opção, mais simples e rápida. Olha aí como ficou:

Bom apetite!

Mas e aí? Depois de três receitas e quase um mês de blog, o que vocês estão achando dos nossos post? Alguma ideia? Sugestão? Crítica? Afinal, a ideia aqui é só ajudar você a ser feliz na sua cozinha. Se tem algo a nos dizer, poste nos comentários, acesse nossa aba de contato lá em cima ou converse com a gente no twitter e/ou no facebook. Queremos melhorar aqui no blog, do mesmo jeito que queremos que você melhore na cozinha: muito!  ;)












POSTADO POR Cozinharias
TAGS
Comentários 9 Comentários

9 Responses to : Receitas #3 | Panquecas!

  1. Laenemucci says:

    Alguns links não estão funcionando. As fotos continuam mil!

  2. Danao says:

    Ow gordo, parece q ta bem gostoso em!
    haha

  3. Palmirinha says:

    A "cara" das panquecas está ótima! Estou gostando muito da variedade do blog ! Queria que vocês desvendassem o segredo daquele famoso macarrão que é feito na panela de pressão, que todos comentam que é facil mas o que faço sempre vira uma "gororoba", todo grudado e se diminuo o tempo fica cru.......  

  4. masssss que orgulhoooooooooooooooooooo popy!!!

  5. Sil says:

    Vizinhos, o blog está maravilhoso. Continuem assim... :)

  6. Palmirinha, esse macarrão de pressão não vale tanto a pena. Por que não experimenta fazer do jeito simples? http://cozinharias.blogspot.com/2011/09/dicas-3-macarrao.html

  7. Gaby says:

    Ai gente!! To amando o blog de vcs!! 

  8. Maíra Caixeta says:

    Fizemos essa tbm. Sensacional! Mas é muuuito recheio. haha =)

  9. Mú. says:

    FOOOME FOME FOME FOME FOME FOME!!!!
    Véi, eu sempre acabo os posts salivando, mais do que cachorro em churrasco.

    Muito bom, moçada!

Leave a Reply