Macarrão pode ser fácil!

A história do macarrão é quase tão antiga quanto a história da própria culinária. Dizem que começou a ser produzido assim que a humanidade descobriu que moendo alguns cereais e  misturando-os com água era possível obter uma pasta que podia ser cozida ou assada. Sendo até difícil dizer exatamente onde isso aconteceu. Alguns historiadores dizem que foi na china, outros falam da Babilônia, Grécia.

Mas enfim não estamos aqui para contar a história do macarrão, que é longa. Estamos aqui - como você bem sabe - pra aprender a cozinhar. Mas essa é a hora que você se pergunta:  por que diabos o macarrão, hoje, na sessão de dicas e não em receitas. Calma você vai ver.

Talvez, esse seja o prato mais versátil e mais mitológico da cozinha.
 O grande culpado deste mito, quem sabe, é o macarrão instantâneo que deixou um legado para o macarrão comum - e verdadeiro (!) - de “difícil de preparar”. Mas sério, não é bem assim. Vamos por partes.


Por essas "lendas" que rondam o macarrão é que ele está aqui, na sessão de dicas do Cozinharias. Ou seja, vamos tentar esclarecer algumas coisas sobre esse prato, mas dessa vez vamos deixar que você invente. Nem tudo vem de mão beijada nessa vida, rapaziada.

Segue aí algumas dicas sobre o cozimento:

― Para cozinhar o macarrão é simples: só seguir as instruções da embalagem. Não dá pra ser mais óbvio, principalmente em relação ao tempo, pois cada marca tem um tempo específico de cozimento. Geralmente leva de 8 a 12 minutos. Fique bem atento a isso.

― Sobre o famigerado "fio de óleo" que algumas pessoas colocam na água, nosso veredito é: desnecessário. A função do óleo na água seria para que os fios do macarrão não grudem uns nos outros durante o cozimento. Mas isso é fácil de ser resolvido, é só mexer constantemente nos primeiros minutos do cozimento e algumas vezes durante, dessa maneira ele não vai grudar.

― Outra dica para que não grude é a quantidade de água durante o cozimento. Ela realmente tem que ser abundante. Caso contrário é bem provável que os os fios grudem. Não só uns nos outros mas também na panela. 


― Mais uma dica e essa é quase química: só coloque o sal na água depois que ela estiver fervendo, se colocar antes a água vai demorar muito mais tempo para ferver. E também só coloque a massa para cozinhar quando a água estiver fervendo e logo após colocar o sal, porque se colocar a massa antes da fervura é bem provável que 
cozinhe demais e fique com um aspecto estranho.

― E lembre-se de quando terminar o tempo de cozimento dar um banho de água fria no macarrão. Isso vai esfriar a massa e parar por completo o processo de cozimento.


― Mas por exemplo, se você cozinhou macarrão demais e pretende guardar, na geladeira, para comer depois, ainda sem molho, aconselhamos sim um fio de óleo na massa já pronta. Caso não coloque esse fio de óleo e guarde a massa já cozida, aí sim os fios vão grudar.



"Ok, agora sei cozinhar o macarrão, mas... cadê o molho, meu amigo?"

Bom, já fizemos três receitas pra vocês nesse blog. E as duas últimas - a carne de panela e a panqueca - tinham um passo que é comum em grande parte das receitas: refogar. Portanto, aproveite o tempo que a água leva para ferver e o macarrão cozinhar, o que dá pelo menos uns 15 minutos, para preparar os ingredientes da macarronada. Como nem todo macarrão se prepara com molho é você quem decide se só vai refogar um alho, para o célebre alho e óleo, ou se vai arriscar refogar a carne moída com molho de tomate para um molho à bolonhesa. Então... Que tal ir inventando uma receita de molho pro seu macarrão enquanto não chega a próxima receita do Cozinharias

POSTADO POR Daniel Fardin
TAGS
Comentários 4 Comentários

4 Responses to : Macarrão pode ser fácil!

  1. Muito bacana o post, como sempre.

  2. Palmirinha says:

    As dicas, as receitas, são perfeitas..... no término do macarrão gostaria de "palpitar" prá quem gosta do macarrão bem quente, ao invés de "lavar" com água fria, pode tirar do fogo e jogar 1 ou 2 copos de água fria dentro da água fervendo mesmo que corta o cozimento e conserva o macarrão quente, aí quando o molho ficar pronto é só coar, temperar e "bom apetite"r

Leave a Reply