Comprei uma panela de pressão...

Além de ser a maior panela da sua cozinha e tema do mega hit dos anos 90, essa geringonça que apita, realmente, serve para cozinhar mais depressa! Mas, como esse blog trata de comida, não vou tentar explicar como funciona essa maravilha do mundo moderno. Na verdade esse post é só pra você desencanar do medo bobo que os professores de física/química disseminam por aí de que "com pressão não se brinca". 

A panela de pressão não é uma arma de destruição em massa. Ok. Há riscos. Mas e o feijãozinho, a carne de panela, A Costela? Vai ligar pra mamãe? Vai chorar? Não, chegou a hora de encarar a pressão! 


Aqui vão as dicas básicas para evitar acidentes

  • Limpeza, isso vale pra TODOS os utensílios, porém nesse caso, não é só higiene, garante sua segurança, pois se algum buraco da panela entupir pode ser realmente perigoso!
  • Borracha, se estiver ressecada dificilmente ocorrerá um acidente, mas também não formará pressão, o que tornará a panela pouco útil. 
  • Não encha a panela, dois terços é um limite seguro.
Panela em ordem, é só cozinhar. Segue um teste. Uma receitinha pra perder o medo, com a mão na massa.

Doce de Leite de Panela de Pressão, pressão, pressão...

Você vai precisar apenas de uma lata de leite condensado.
Tire o papel em volta da lata, se tiver, e coloque na panela de pressão. Depois é só cobrir com água, fechar a panela e levar ao fogo. Começou apitar, conte 10 minutos e desligue o fogo!

Pronto. Nada explodiu. "Mas eu ainda não comi :(". Calma, agora é tudo questão de calma. Para abrir, deixe a panela esfriar um pouco, não é recomendável colocar a panela direto debaixo d’água, espere que os ânimos dentro dela arrefeçam, aí sim a coloque na pia e, aos poucos, vá abrindo a torneira.

Viu?! Se você não pretende deixar uma panela de pressão cheia, que nunca foi lavada, a noite toda no fogo e depois tentar abri-la, ainda quente, com um martelo, sua vida não corre perigo.
Como você deve ter reparado a última atualização do Cozinharias completou exatamente uma semana, hoje. Nosso deslize. O feriado não saiu como o esperado e a vida dessa redação ficou prejudicada. A partir de agora pode contar com drops durante a semana, com dicas do mundo da comida, e para o final de semana, uma receita.
Ah! Agora que tá tudo frio pode abrir a lata e se esbaldar!

POSTADO POR Pedro Augusto
TAGS
Comentários 6 Comentários

6 Responses to : Comprei uma panela de pressão...

  1. Atenção: se você for o Gao, use tesoura sem ponta e com acompanhamento dos pais.

    Doce de leite de leite moça é pressão na coxa

  2. Vcs não explicaram como abrir a lata. Deu errado aqui

  3. Recomendamos um abridor de lata comum. Mas existem outras soluções: http://youtu.be/T9mJPXIwams

  4. Muito bom! Pena que as meninas lá da minha casa não acham muito seguro me deixar brincar no fogão.

  5. Palmirinha says:

    A utilização da panela achei perfeita, o visual do blog, idem.... não gostei da receita do doce de leite sabe por quê (no final é separado e com acento??, tá certo) ???? Poque em Viçosa já existe o melhor doce de leite do MUNDO !!!!!!!

Leave a Reply